Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

UBER é permitido em Porto Alegre

TJRS decidiu por não impedir as operações do aplicativo na capital gaúcha.

Publicado por Leonardo L. Padilha
há 8 anos

UBER permitido em Porto Alegre

Publicado primeiro em: Advocacio

Meus caros

Vemos sinais de melhora na justiça do páis, cada vez mais os monopólios antigos, resquícios do coronelismo - que mantém um sistema sem lógica - estão caindo a medida que a tecnologia da informação avança. O judiciário poderia ser sem dúvida amigo do pequeno grupo político que mantêm os monopólios, porém, pelo menos nessa decisão do TJRS, isso não é realidade; a integridade do poder jurisdicional não foi jogada no lixo nesse caso emblemático.

A ampla liberdade de empreender tem cada vez menos freios. Leis sem propósito, com reserva de mercado para um nixo "amigo" do rei devem ser extintas, e aqui está um caso a ser seguido, mais um passo para acabar com o imperialismo colonial dos coronéis.

Esperemos que o próximo passo seja acabar com os cartéis do transporte público coletivo. Agora, a notícia publicada pelo tribnual gaúcho:

"Mantida operação do Uber em Porto Alegre

A 10ª Câmara Cível do TJRS julgou na tarde desta quinta-feira (29/9) o mérito de recurso do Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre (SINTÁXI) contra liminar que manteve a operação do Uber na capital. Por unanimidade, os magistrados consideraram que o tema é controvertido e demanda maior análise do caso.

Caso

A ação ajuizada pelo Sindicato dos Taxistas de Porto Alegre pede o bloqueio do tráfego de dados de internet para o uso e download da ferramenta, sob o argumento de que o serviço prestado pela UBER do Brasil Tecnologia Ltda não é regulamentado pelo Município.

O pedido foi negado, em 27/5, pela Juíza Maria Lucia Boutros Buchain Zoch Rodrigues, do 1º Juizado da 14ª Vara Cível do Foro Central. Inconformado, o Sindicato recorreu ao TJ. A liminar foi mantida pelo Desembargador Túlio Martins e, na data de hoje, confirmada pela 10ª Câmara Cível do TJ.

Decisão

O relator, Desembargador Túlio Martins, considerou que as provas e alegações do Sindicato são insuficientes para concessão da liminar. Ainda, conforme o Desembargador, o exercício da atividade econômica de transporte público individual de passageiros não pode ser limitado ao monopólio dos profissionais taxistas.

O agravado representa uma nova modalidade de transporte individual que pode coexistir com outros meios individuais de transporte de passageiros, contribuindo para ampliação das possibilidades de mobilidade urbana em evidente interesse público a ser resguardado pelo ente municipal e, nesta fase, pelo Poder Judiciário, afirmou o relator.

O magistrado destaca ainda que a questão é complexa, tanto no aspecto jurídico quanto no econômico, não sendo possível a concessão de liminar sem possibilitar o contraditório e a ampla defesa.

Reconhecer na atual fase processual que o serviço prestado pela ré detém natureza de serviço de utilidade pública, devendo estar subordinado à regulamentação municipal, se mostra precipitado, pois a contratação da atividade disponibilizada pelo UBER está necessariamente ao alcance apenas de usuários portadores de smartphones os quais aderiram livremente ao aplicativo, situação que comprometeria, em tese, a integral submissão ao regime jurídico público, devendo, pois, ser melhor esclarecida no curso do processo, durante o exercício do contraditório, ressaltou o relator.

O voto foi acompanhado pelos Desembargadores Jorge Alberto Schreiner Pestana e Catarina Rita Krieger Martins.

Processo nº 70069913168"

Fonte: TJRS

  • Publicações46
  • Seguidores45
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações240
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uber-e-permitido-em-porto-alegre/389833958

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)